Neste domingo (27), o governo do Distrito Federal reabriu o acesso à Praça dos Três Poderes, localizada no centro de Brasília, após um período de restrições. As grades que foram instaladas na noite de sexta-feira (25) permanecem ao redor da praça, que é cercada pelos edifícios do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF).
No sábado (26), o acesso ao local havia sido limitado, mas com a reabertura, atrações como a Casa de Chá, uma cafeteria projetada por Oscar Niemeyer, voltaram a funcionar. A Polícia Militar do DF confirmou que a circulação pelo espaço foi liberada, embora tenha indicado que a fiscalização se restringe a mochilas grandes.
A reabertura ocorre após a intervenção do ministro Alexandre de Moraes, que havia determinado o fim de um acampamento montado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro na praça. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), esteve no local na madrugada de sábado para negociar a desocupação, que foi realizada nas primeiras horas do dia. As grades de segurança em torno dos prédios do Congresso, STF e Palácio do Planalto continuam em vigor.