Neste sábado (26), a Polícia Militar do Distrito Federal interditou o acesso de turistas à Praça dos Três Poderes, em Brasília, que abriga o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto. A medida foi implementada com a instalação de grades de ferro ao redor da área, permitindo que visitantes apenas fotografem à distância.
A ação foi motivada por uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que na sexta-feira (25) determinou o uso de força policial para desocupar o espaço, onde deputados bolsonaristas estavam acampados em protesto contra investigações relacionadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Moraes considerou que a manifestação tinha o objetivo de repetir atos ilegais ocorridos em 8 de janeiro.
O ministro autorizou, ainda, a prisão dos parlamentares, caso não desocupassem o local, em resposta a um pedido da Procuradoria Geral da República. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi intimado a tomar providências e se dirigiu pessoalmente à Praça para dialogar com os manifestantes.