O Porto de Santos liberou a navegação às 9h30 desta quarta-feira (30), após mais de 16 horas de fechamento do canal devido a condições climáticas adversas. Ventos de até 111 km/h e ondas que alcançaram 3,98 metros foram registrados, levando a Defesa Civil e a Autoridade Portuária a suspender as operações para garantir a segurança das embarcações e profissionais envolvidos.
Carlos Alberto de Souza Filho, prático e diretor de Relações Institucionais da Praticagem de São Paulo, informou que, no momento da reabertura, havia um número maior de navios prontos para sair do que para entrar no porto. Para evitar cruzamentos de rotas, que poderiam comprometer a segurança das manobras, a prioridade foi dada à saída das embarcações já atracadas.
Souza Filho destacou a complexidade das decisões sobre a retomada das operações, que dependem das condições meteorológicas. Ele ressaltou que a suspensão das atividades foi uma medida prudente e que a expectativa é de normalização das operações no porto nas próximas horas.