A Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou a abertura de uma licitação para a dragagem de aprofundamento do canal de navegação do Porto de Santos, visando atingir uma nova profundidade de 16 metros. O edital foi publicado no Diário Oficial da União na última quarta-feira, 23 de agosto, e a abertura das propostas está agendada para o dia 26 de setembro.
O presidente da APS, Anderson Pomini, destacou que essa iniciativa atende a uma demanda do mercado internacional e representa o primeiro passo para a busca de uma concessão que permita o aprofundamento do canal para 17 metros, além da manutenção do local por um período de 25 anos ou mais.
A licitação não se limita apenas ao aprofundamento, mas também inclui a dragagem de manutenção do novo gabarito por um período de dois anos. Empresas ou consórcios estão convidados a participar da concorrência, que abrange desde o licenciamento ambiental até a execução dos projetos básico e executivo, além da dragagem em si.
Este projeto de aprofundamento ocorre 13 anos após a última intervenção no porto, que elevou a profundidade para 15 metros. Segundo a APS, a evolução dos navios exige um maior calado, justificando a necessidade dessa nova obra.