Em fevereiro de 2024, o Porto de Santos recebeu o navio MSC Natasha, de 366 metros, marcando um novo patamar na operação do complexo portuário. Para ampliar sua capacidade e adequar a infraestrutura, a Autoridade Portuária de Santos (APS) lançou uma licitação para a dragagem do canal de navegação, que passará de 15 para 16 metros de profundidade. O edital foi publicado no Diário Oficial da União no dia 23 de agosto, e a abertura das propostas está agendada para 26 de setembro.
A empresa ou consórcio vencedor será escolhido com base na proposta de menor valor, com um prazo de execução de 60 meses a partir da assinatura da ordem de serviço. A dragagem abrangerá os 24,6 quilômetros do canal do porto, sendo a última obra desse tipo realizada há 13 anos. O edital também prevê uma profundidade de até 16,30 metros, com uma margem de segurança que pode chegar a 16,70 metros em trechos específicos, garantindo a segurança da navegação.
A APS adotou o regime de contratação integrada, permitindo que uma única empresa ou consórcio seja responsável por todas as etapas da obra, incluindo licenciamento ambiental e serviços complementares. Além disso, o contrato estipula que a empresa deverá manter a profundidade do canal em 16 metros por dois anos após a conclusão das obras. A APS também indicou que a dragagem para 16 metros é um passo inicial, com planos futuros que podem elevar a profundidade para 17 metros, aumentando ainda mais o potencial logístico do Porto de Santos.