Uma pesquisa nacional revelou que Porto Alegre é a capital brasileira com o maior acesso a livros e feiras de literatura. Segundo o levantamento, 72% dos porto-alegrenses manusearam um livro nos últimos 12 meses, superando a média nacional de 62%. Além disso, 39% da população participou de feiras literárias recentemente, enquanto a média entre as capitais é de apenas 21%. Os dados foram coletados pelo Datafolha e serão oficialmente divulgados nesta quinta-feira (31).
O estudo, intitulado 'Cultura nas Capitais', entrevistou 19,5 mil pessoas em todas as 26 capitais e no Distrito Federal, com 600 entrevistas realizadas em Porto Alegre. João Leiva, diretor do levantamento, destacou a tradição literária da cidade, que abriga a feira de livros mais antiga do Brasil e é lar de renomados escritores como Erico Veríssimo e Mario Quintana.
Além da literatura, Porto Alegre também se destacou em outras atividades culturais. A pesquisa mostrou que 54% da população frequentou salas de cinema no último ano, acima da média nacional de 48%. Os porto-alegrenses também se mostraram entusiastas de jogos eletrônicos, shows musicais e visitas a museus, com percentuais superiores à média nacional. No entanto, a cidade apresentou um índice abaixo da média em relação à participação em festas populares, com 33% da população participando de eventos desse tipo, em comparação com 36% em outras capitais.