Uma pesquisa realizada pela Quaest e divulgada nesta quarta-feira (16 de julho de 2025) revela uma leve recuperação na popularidade do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre maio e julho, a desaprovação da gestão federal caiu de 57% para 53%, enquanto a aprovação subiu de 40% para 43%. O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, entrevistou 2.004 pessoas em todo o Brasil entre 10 e 14 de julho, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
O diretor da Quaest, Felipe Nunes, destacou que a melhora na popularidade do presidente se deu principalmente fora das bases tradicionais de apoio, especialmente no Sudeste e entre pessoas com renda familiar de 2 a 5 salários mínimos. A pesquisa também apontou que 79% dos entrevistados acreditam que a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros prejudicará suas vidas, e 72% consideram que o presidente Donald Trump errou ao impor essa taxa.
Além disso, 51% dos entrevistados afirmaram ter conhecimento da tensão entre o governo e o Congresso, e 79% acreditam que esse conflito atrapalha mais do que ajuda a administração. A pesquisa também revelou que 63% dos brasileiros são favoráveis ao aumento de impostos para os mais ricos, com o intuito de reduzir a carga tributária sobre os mais pobres. Apesar da leve melhora na percepção popular, os desafios econômicos e políticos permanecem como questões centrais para o governo Lula.