Na manhã desta quinta-feira (10), o soldado da Brigada Militar Emerson Brião foi preso preventivamente em Bom Jesus, na Serra do Rio Grande do Sul, após ser flagrado em vídeo atirando contra Geovane Matias Maciel, de 19 anos, que estava algemado e rendido. O incidente ocorreu em 4 de março e gerou uma investigação da Polícia Civil, que culminou na solicitação do mandado de prisão pelo delegado Anderson Silveira de Lima.
Emerson Brião foi detido em sua residência e será apresentado na Delegacia de Vacaria para interrogatório. O advogado do soldado, Fábio Silveira, declarou que a defesa está buscando demonstrar a desnecessidade da restrição de liberdade, ressaltando que Brião sempre se mostrou disponível para a apuração do caso.
Além de Brião, outros três policiais militares também estão sendo investigados por sua participação no ocorrido. Eles foram afastados de suas funções e são acusados de homicídio e fraude processual, uma vez que inicialmente relataram que Geovane havia reagido com uma faca durante a abordagem, o que contraria as evidências do vídeo. A investigação continua, com a análise do material audiovisual e a perícia das armas dos policiais envolvidos.