Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a Polícia Militar de São Paulo agindo com violência durante a abordagem a Hércules Raimundo, um motoboy de 27 anos, na Avenida Tiquatira, no bairro da Penha, na zona leste da capital. O incidente ocorreu no dia 12 de julho, mas as imagens foram divulgadas apenas recentemente, gerando repercussão. Nas gravações, é possível ver os policiais imobilizando Hércules com um joelho em suas costas, enquanto ele clama por socorro, afirmando que estava sendo enforcado.
A esposa de Hércules, que estava na garupa da moto, registrou a ação e outros transeuntes tentaram intervir, pedindo calma aos policiais. Em resposta, um dos agentes usou spray de pimenta contra um homem que tentava apaziguar a situação. À TV Globo, o motoboy afirmou que estava com todos os documentos em dia e não reagiu à abordagem, descrevendo a ação policial como agressiva e sem justificativa.
Os policiais, por sua vez, alegaram que o casal não obedeceu à ordem de parada e reagiu à abordagem. A Polícia Militar informou que o veículo estava sem placa há três dias. Ambos foram levados ao 31º Distrito Policial para prestar depoimento. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) anunciou que a corporação está investigando o caso e analisará as imagens das câmeras corporais dos policiais envolvidos, reafirmando seu compromisso em punir desvios de conduta.