A Polícia Federal (PF) executou uma operação nesta sexta-feira (18) na residência do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, onde foram encontrados aproximadamente US$ 10 mil. Embora a posse de dinheiro em casa não seja ilegal, quantias superiores a um determinado limite devem ser declaradas à Receita Federal. Além da casa de Bolsonaro, mandados estão sendo cumpridos em endereços associados ao Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente.
As medidas cautelares impostas pela PF, conforme fontes do Supremo Tribunal Federal (STF), estão relacionadas a investigações sobre ataques à soberania nacional e à pressão dos Estados Unidos em relação ao julgamento de Bolsonaro. Como parte das restrições, o ex-presidente deverá usar tornozeleira eletrônica e está proibido de acessar redes sociais.
Além disso, Bolsonaro terá que permanecer em sua residência entre 19h e 7h da manhã e está impedido de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros, bem como com outros réus e investigados pelo STF, não podendo se aproximar de embaixadas. Essas medidas visam garantir a ordem durante as investigações em curso.