Na manhã desta terça-feira (22), a Polícia Federal (PF) prendeu um dos líderes de uma organização criminosa responsável pelo envio de cocaína para a Europa entre 2022 e 2023. A ação faz parte da 4ª fase da Operação Colateral, denominada Last Call (Última Chamada), e foi realizada no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Nos últimos seis meses, a PF concentrou esforços na localização do último membro da quadrilha, que foi alvo de mandado de prisão cumprido hoje. A organização utilizava um método sofisticado, retirando etiquetas de bagagens despachadas e transferindo-as para malas contendo drogas ilícitas.
O caso ganhou destaque em 2023, quando duas brasileiras foram detidas injustamente na Alemanha após a polícia local encontrar cocaína em suas bagagens, resultando em 38 dias de prisão. Desde então, a PF desarticulou a maior parte da quadrilha, com a execução de 16 mandados de prisão temporária e dois de prisão preventiva, além da identificação de 120 quilos de cocaína enviados para Portugal e França.