Na quarta-feira (30), a Polícia Federal prendeu em flagrante dois homens estrangeiros na Unidade de Emissão de Passaporte do Posto UAI, localizado no Shopping Jardim Norte, em Juiz de Fora. A ação ocorreu durante a entrega de um passaporte brasileiro, quando um dos detidos, natural do Sudão, apresentou uma carteira de identidade falsificada, baseada em um registro de nascimento não reconhecido pelo Itamaraty.
Após investigação, a PF confirmou que o homem não atendia aos critérios para ser considerado brasileiro nato e havia utilizado documentação fraudulenta para solicitar o passaporte. O segundo estrangeiro, que o acompanhava, também já havia obtido um passaporte brasileiro em condições semelhantes, levando à sua prisão.
Durante a operação, foram apreendidos valores em moeda nacional e estrangeira, além de dois celulares e um passaporte comum brasileiro. Os detidos foram encaminhados ao sistema prisional de Juiz de Fora, onde permanecem à disposição da Justiça Federal. A reportagem do g1 tentou contato com a UAI e o Shopping Jardim Norte para comentários sobre o incidente, mas aguarda retorno.