Na manhã desta quinta-feira (24), a Polícia Federal deflagrou a Operação Fênix, visando desarticular um grupo criminoso envolvido no ataque a uma agência bancária em Guaxupé, Minas Gerais, ocorrido em 8 de abril deste ano. A ação é resultado de investigações que apontam para uma organização especializada em ataques armados a instituições financeiras, conhecidos como "Domínio de Cidades".
Nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo Federal de Passos (MG), estão sendo cumpridos nas cidades de Campinas, Sumaré e Hortolândia, todas em São Paulo. A operação conta com a coordenação da Polícia Federal de Varginha (MG) e o apoio operacional da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
As investigações revelaram que o grupo utilizou explosivos e táticas militares durante o ataque, que resultou no roubo de cerca de R$ 2 milhões em dinheiro e joias. Até o momento, os crimes apurados incluem organização criminosa, roubo majorado e uso de explosivos. Os materiais apreendidos passarão por perícia técnica, e as investigações continuam em andamento.