Na manhã desta quarta-feira (23), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação em três estados brasileiros para desmantelar uma quadrilha especializada no tráfico internacional de drogas, com foco em remessas de cocaína pelos aeroportos de Cumbica, em Guarulhos (SP), e Viracopos, em Campinas (SP). A investigação, liderada pela PF de Campinas, revelou que o grupo operava com células em países europeus, incluindo França, Bélgica e Portugal.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão, todos expedidos pela 1ª Vara Federal de Campinas. A Justiça também autorizou o bloqueio de contas de pessoas e empresas ligadas à lavagem de dinheiro do tráfico, totalizando R$ 10 milhões, além da apreensão de um helicóptero avaliado em R$ 2 milhões.
Os mandados estão sendo executados nos estados de São Paulo, Goiás e Espírito Santo, com a participação de pelo menos 50 policiais federais. A PF identificou o envio de pelo menos 12 remessas de drogas em voos comerciais, somando dezenas de quilos de cocaína. A operação contou ainda com a colaboração de autoridades portuguesas e francesas.