A Polícia Federal (PF) deflagrou na quinta-feira (17) a quinta fase da Operação Overclean, que investiga o desvio de emendas parlamentares na Bahia. A ação teve como alvo empresários do setor da construção civil e familiares do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil – BA), embora o político não esteja entre os investigados. O objetivo é desarticular uma organização criminosa suspeita de fraudes licitatórias, corrupção e lavagem de dinheiro.
Nesta fase, a PF cumpriu 18 mandados de busca e apreensão em locais como a capital baiana, o Distrito Federal e Pernambuco. Em Salvador, as operações ocorreram em um prédio de luxo no bairro Horto Florestal e em uma empreiteira no Caminho das Árvores. Durante a ação, foram encontradas cédulas de R$ 20 escondidas no sapato do vereador Francisco Manoel do Nascimento Neto, um dos investigados, que já havia sido flagrado em outra fase da operação ao jogar uma sacola com dinheiro pela janela.
Elmar Nascimento, em mensagem à TV Bahia, afirmou que suas emendas não estão sob investigação. A Operação Overclean, que já resultou em diversas fases desde sua primeira deflagração em dezembro de 2024, visa combater um esquema que desviou mais de R$ 1 bilhão em contratos públicos, envolvendo políticos, empresários e servidores públicos em fraudes e superfaturamento de contratos.