A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (22) em Guarulhos, São Paulo, o último integrante de uma quadrilha especializada em trocar etiquetas de malas no Aeroporto Internacional de São Paulo para enviar drogas à Europa. O homem, conhecido pelo apelido de 'Nato', de 30 anos, foi detido durante a operação que cumpriu mandados de busca em três endereços na região.
Durante a ação, os agentes encontraram R$ 12 mil em espécie e dispositivos rastreadores, que, segundo as investigações, eram utilizados para monitorar as bagagens com entorpecentes. A quadrilha foi responsável pelo envio de cocaína para o exterior em pelo menos três ocasiões, incluindo destinos como Portugal e França, e resultou na prisão de 16 pessoas desde o início das investigações.
O caso ganhou notoriedade após a prisão equivocada de duas brasileiras, Katyna Baía e Jeanne Paollini, no aeroporto de Frankfurt, em março de 2023. Elas foram liberadas após 38 dias, quando a Polícia Brasileira apresentou evidências que mostravam a troca de etiquetas das malas. Desde então, o terminal aumentou a segurança com mais câmeras e monitoramento em tempo real nas áreas de despacho de bagagens.
Em 2024, a Polícia Federal registrou 587 prisões por tráfico no aeroporto, o maior número desde 2005. O delegado chefe da delegacia da PF no aeroporto, Júlio César Baida Filho, destacou a dedicação da equipe na luta contra o tráfico de drogas, afirmando que as prisões são uma constante no dia a dia da operação policial.