A Polícia Federal (PF) apreendeu R$ 1,3 milhão em cédulas durante uma operação contra o tráfico internacional de drogas, realizada nesta quinta-feira, 3, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. A ação resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão de veículos de luxo e motos aquáticas, suspeitos de serem adquiridos com recursos provenientes do tráfico de drogas. O dinheiro, em sua maioria em cédulas de R$ 100, estava escondido em três caixas de sapato no closet de uma mansão na cidade, que faz fronteira com Ciudad del Este, no Paraguai.
Além dos cinco mandados de prisão preventiva, a PF cumpriu oito mandados de busca e apreensão em Foz do Iguaçu. Durante as buscas, foram confiscados duas caminhonetes, três carros de luxo, três motos aquáticas, um quadriciclo, celulares e documentos. Os investigados são suspeitos de adquirir maconha e cocaína no Paraguai, armazenando e distribuindo as drogas em território brasileiro, utilizando um galpão no bairro da Lagoa como entreposto.
A investigação, que teve início em outubro de 2024, revelou que as drogas eram transportadas para diversos estados do Brasil em caminhões com compartimentos ocultos, incluindo fundos falsos e pneus. A quadrilha utilizava motoristas batedores para evitar barreiras policiais, além de disfarçar o transporte com sacos de cal hidratada para mascarar o odor das drogas. Ao longo da operação, a PF já havia realizado cinco apreensões de drogas, totalizando 6.288 kg de maconha e 108 kg de cocaína, além de outras prisões e apreensões de veículos. O dinheiro apreendido ficará retido até o julgamento do caso, podendo ser destinado a projetos sociais caso sua origem ilícita seja comprovada.