Uma operação conjunta do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) resultou no fechamento de uma área de extração ilegal de madeira na zona rural de Colniza, Mato Grosso, nesta terça-feira (29). A ação, parte da Operação Hot Spot, levou à apreensão de mais de 60 metros cúbicos de toras de madeira extraídas de maneira ilícita.
As equipes policiais foram acionadas após uma denúncia de desmatamento na região do distrito de Guatá, que integra a Floresta Amazônica. Ao chegarem ao local, os agentes encontraram uma serraria móvel em funcionamento, com um operador que conseguiu fugir ao perceber a presença da polícia. Não foram encontradas autorizações para a exploração da área, que também não possuía Cadastro Ambiental Rural (CAR), configurando crime ambiental.
Entre os materiais apreendidos estavam madeira bruta e beneficiada, que foi doada à subprefeitura do distrito, após manifestação formal de interesse do gestor local. Os equipamentos utilizados na extração ilegal foram inutilizados. A Polícia Militar informou que as investigações sobre o caso continuam em andamento.