Na manhã desta quinta-feira (17), a Polícia Civil prendeu três pessoas suspeitas de envolvimento na venda de maquinários agrícolas furtados em Bom Jesus da Penha e Alpinópolis, Minas Gerais. A operação, denominada Fraternos, resultou na detenção de uma mulher de 38 anos, proprietária de uma loja de roupas, um consultor tributário de 40 anos e um produtor rural de 27 anos.
As prisões foram realizadas após uma investigação iniciada no ano passado pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Rurais de Guaxupé. Durante a ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Alpinópolis, Bom Jesus da Penha e na zona rural de Carmo do Rio Claro, resultando na apreensão de duas caminhonetes.
Os detidos eram responsáveis pelas transações financeiras da organização criminosa, utilizando a conta bancária da loja de roupas da mulher para movimentar os recursos. O delegado-geral Marcos Pimenta destacou que a empresa servia como um braço financeiro, facilitando pagamentos a outros envolvidos, especialmente aqueles responsáveis pelos furtos de tratores. Em dezembro, a polícia já havia prendido quatro pessoas ligadas ao furto de tratores e implementos agrícolas na região, avaliados em R$ 500 mil.