A Polícia Civil de Alagoas prendeu um membro de um grupo criminoso que aplicava o golpe do 'falso advogado' em Maceió, na última terça-feira. A ação faz parte da operação Espada de Themis, que investiga fraudes eletrônicas em diversos estados do Brasil, incluindo o Tocantins, onde o suspeito também é investigado.
O homem, que se passava por advogado, foi detido após um mandado de prisão e está à disposição da Justiça. Ele e outros integrantes da quadrilha são acusados de estelionato, associação criminosa, lavagem de dinheiro e uso de falsa identidade, com indícios de que continuaram a praticar os crimes contra várias vítimas.
A investigação, coordenada pelo delegado João Marcello e pela Seção de Crimes Cibernéticos da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), revelou que a organização atuava em estados como Ceará e Alagoas, utilizando aplicativos de mensagens para solicitar o pagamento de taxas processuais fraudulentas. Estima-se que os criminosos tenham arrecadado cerca de R$ 150 mil com as fraudes, causando prejuízos significativos às vítimas.