A Polícia Civil prendeu duas pessoas durante uma operação de combate ao furto de fios e à receptação de metais na região noroeste paulista, nesta quinta-feira (24). A ação, denominada "cegueira deliberada", ocorreu em cidades como São José do Rio Preto, Mirassol, Bálsamo, Nova Granada, Ibirá e José Bonifácio.
Na operação, foram apreendidos mais de 1.072 quilos de metais, incluindo cobre e alumínio. As autoridades vistoriaram 37 estabelecimentos comerciais suspeitos de comercializar esses materiais e cumpriram 10 mandados de busca e apreensão. Além disso, na noite anterior, foram realizadas visitas noturnas em locais conhecidos por vender sucata, visando fechar sucateiros ilegais.
As investigações tiveram início após a identificação de um aumento significativo nos furtos de cabos de cobre na região, o que resultou em prejuízos para consumidores e concessionárias de energia elétrica e telefonia. Para a operação, a polícia contou com o apoio das prefeituras locais e de empresas do setor elétrico e de telecomunicações, além de realizar uma análise documental e rastreamento de metais.