A Polícia Civil do Rio de Janeiro, em colaboração com a polícia do Espírito Santo, deflagrou nesta sexta-feira (11) a Operação Dois Irmãos, focada no combate a fraudes digitais e crimes contra o consumidor. A ação resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão em São Fidélis e Nova Friburgo, no RJ, e em Vila Velha, no ES, levando à prisão de uma influenciadora digital e seu irmão, ambos proprietários de um e-commerce suspeito de enganar consumidores.
A Delegacia do Consumidor da Polícia Civil, juntamente com a Secretaria de Defesa do Consumidor e os Procons do Rio e do Espírito Santo, coordenou a operação, que culminou no sequestro de R$ 1 milhão, bloqueio de contas bancárias e desativação de sites e perfis nas redes sociais da empresa investigada. Os alvos da operação são acusados de vender tênis de luxo pela internet a preços atrativos, mas a maioria dos produtos nunca foi entregue ou era falsificada, afetando mais de mil consumidores em diversos estados.
As investigações tiveram início a partir de uma denúncia à Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro. Entre os relatos de vítimas, muitos afirmaram ter recebido produtos falsificados, usados ou danificados. A operação também resultou na apreensão de mais de 10 celulares, notebooks, 15 cartões de crédito e mais de 100 relógios com indícios de falsificação, que serão analisados pela Decon-RJ.
O secretário de Defesa do Consumidor do Rio, Gutemberg Fonseca, enfatizou a importância da ação, afirmando que não há espaço para criminosos no ambiente digital. O secretário de Polícia Civil do Rio, Felipe Curi, reforçou que o combate a crimes contra o consumidor é uma prioridade, visando punir os responsáveis e aumentar a conscientização da população sobre os riscos de compras em plataformas não confiáveis.