A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu nesta quinta-feira (24) Lucas Silva Gonçalves de Sousa, conhecido como "Chihuahua", em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. O suspeito é um dos líderes de uma quadrilha envolvida em ataques a caminhoneiros nas rodovias do Maranhão e tinha um mandado de prisão expedido pela Justiça maranhense.
Lucas foi encontrado em uma residência no bairro Mutuapira, a quase 3 mil quilômetros de São Luís, onde sua organização criminosa atuava. Ele estava foragido e se refugiava em uma área sob domínio do Comando Vermelho, uma das facções mais conhecidas do crime organizado no Brasil.
As investigações indicam que Lucas Silva liderava uma rede criminosa especializada em roubos de carga, tráfico de drogas, latrocínios e extorsões, com ações concentradas principalmente na BR-135, em São Luís. A operação que resultou em sua prisão foi realizada em conjunto pela Delegacia de Roubos e Furtos do Rio e a Polícia Civil do Maranhão, com o suporte de setores de inteligência de ambos os estados.
Até o momento, a TV Globo não conseguiu entrar em contato com a defesa de Lucas Sousa para comentar a prisão.