Na última quinta-feira (3), a Polícia Civil do Pará prendeu em flagrante três pessoas envolvidas no tráfico de pessoas com a finalidade de adoção ilegal, em Conceição do Araguaia, no sudeste do estado. A ação foi parte da Operação Infância Segura e contou com o apoio do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Redenção.
As investigações tiveram início após uma denúncia anônima que indicava uma tentativa de venda de uma criança no mesmo dia da operação. O casal, residente no Rio de Janeiro, estava em Conceição do Araguaia para retirar um bebê de aproximadamente dois meses. Durante as apurações, os policiais descobriram que o casal tentava formalizar a adoção utilizando documentos falsos, incluindo procurações e autorizações de viagem.
Os suspeitos foram abordados na rodoviária da cidade, onde a equipe policial também identificou o local de hospedagem e o cartório onde pretendiam realizar a adoção ilegal. No cartório, o casal e uma mulher que teria consentido com a entrega da criança foram presos em flagrante. O bebê foi encaminhado ao Conselho Tutelar para receber atendimento especializado.
Além das prisões, a operação revelou um grupo em uma rede social que compartilhava informações sobre a venda ilegal de crianças e falsificação de documentos. Os detidos foram levados à unidade policial, onde permanecem à disposição da Justiça, enquanto a Polícia Civil continua a investigar o caso para desarticular redes criminosas envolvidas no tráfico interestadual de crianças.