A Polícia Civil do Amazonas está em busca de dois homens suspeitos de estelionato pela internet, identificados como Stanley de Souza Oliveira e Janderson de Souza Leal. As investigações revelaram que a dupla adquiriu dados de cartões de crédito na darkweb, utilizando essas informações para realizar compras fraudulentas em lojas da região Norte do Brasil, incluindo Amazonas e Pará.
De acordo com o delegado Cícero Túlio, os suspeitos obtinham dados de cartões de crédito de vítimas em diversos estados e realizavam compras de produtos em diferentes setores. Após receberem os materiais, a dupla os revendia a preços inferiores ao mercado. O delegado destacou que, após algumas semanas, os lojistas percebiam as fraudes e os pagamentos eram estornados pelas operadoras de cartão.
Até o momento, a polícia conseguiu recuperar quase duas toneladas de produtos, incluindo materiais de limpeza e suprimentos de informática, adquiridos de forma fraudulenta. A mercadoria foi enviada para Manaus por uma loja localizada no Pará, e um homem já foi preso em fevereiro deste ano. Os prejuízos causados pelas compras fraudulentas estão estimados entre R$ 10 mil e R$ 20 mil.
As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos no esquema. A polícia solicita que qualquer informação sobre os suspeitos seja encaminhada à unidade policial ou pelo disque denúncia da Secretaria de Segurança Pública, no número 181, garantindo o sigilo dos denunciantes.