Na madrugada de sexta-feira, 25, a Polícia Civil do Amazonas apreendeu uma carga de 1,5 tonelada de drogas, avaliada em cerca de R$ 50 milhões, no Rio Solimões. Quatro homens, sendo um peruano e três colombianos, foram presos em flagrante durante a operação. A apreensão ocorreu após uma semana de investigações que culminaram na interceptação do grupo criminoso nas proximidades de Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus.
O delegado Mário Paulo Telles, diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), informou que a ação foi realizada com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e da Delegacia Fluvial. Equipamentos eletrônicos de visão noturna e termal foram utilizados para localizar os criminosos, que estavam em uma canoa de grande porte, conhecida como 'rabetão'.
Os entorpecentes, originários do Peru, tinham como destino o abastecimento do mercado interno de Manaus. Os suspeitos não resistiram à abordagem e foram conduzidos ao DRCO, onde foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Todos passarão por audiência de custódia e permanecerão à disposição da Justiça.
O delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Bruno Fraga, ressaltou que as investigações continuam para identificar os responsáveis pela logística do material na capital amazonense.