Nesta quinta-feira (24), a Polícia Civil deflagrou uma operação em São Vicente, litoral de São Paulo, visando desarticular um esquema milionário de desvio e receptação de carga de café. A ação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic) e resultou na prisão de um homem e na apreensão de diversos materiais relacionados ao crime.
A investigação teve início em março, após o desaparecimento de uma carga de café em Santos, que foi posteriormente localizada em uma fazenda em Ouro Fino, Minas Gerais. O motorista da carga confessou ter forjado um roubo e forneceu informações sobre os envolvidos, incluindo o suposto mentor do esquema.
Durante as buscas, a polícia prendeu um homem de 35 anos em um dos imóveis, onde foram encontrados uma pistola calibre .380, munições, placas veiculares, celulares e outros itens que podem estar ligados à organização criminosa. Em outro endereço, um celular de um segundo investigado foi apreendido, contendo mensagens relevantes para a investigação.
O proprietário da fazenda onde a carga foi encontrada está foragido e é alvo de inquérito em Minas Gerais. O delegado Luiz Eduardo Maia, da Deic, afirmou que as investigações estão focadas na receptação e no porte ilegal de armas, uma vez que o dono do sítio possuía armamentos no local. O material apreendido será analisado para identificar outros membros do grupo criminoso.