Uma operação da Polícia Civil da Bahia resultou na prisão de cinco pessoas, incluindo um casal suspeito de liderar uma organização criminosa que aplicava golpes pela internet em todo o Brasil. A ação ocorreu na tarde desta segunda-feira (21) em Feira de Santana, a segunda maior cidade do estado, onde foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão.
O delegado José Marcos, da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), informou que o casal foi detido em um apartamento de alto padrão no bairro Kalilândia, que servia como base para o esquema criminoso. Durante a operação, foram apreendidos dois veículos e diversos materiais, incluindo joias e caixas vazias com etiquetas de envio, que indicam a intenção de enganar novas vítimas.
A quadrilha utilizava o Instagram para anunciar produtos como relógios, joias e roupas de marcas famosas, focando principalmente em vendas no atacado para lojistas e microempreendedores. Após receber os pagamentos, as vítimas eram bloqueadas e nunca recebiam os itens adquiridos. Desde 2021, o grupo fez centenas de vítimas em estados como Rio de Janeiro, Alagoas e Pernambuco.
Apesar da atuação em Feira de Santana, não houve registros de vítimas na cidade, o que dificultou a identificação dos criminosos. A operação foi coordenada pela DRFR, vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), e outros mandados de busca estão sendo cumpridos na cidade nesta tarde.