Uma operação da Polícia Civil de Frutal, no Triângulo Mineiro, desarticulou uma organização criminosa especializada em furto de gado, na manhã desta terça-feira. A Operação Aprisco resultou na apreensão de 90 cabeças de gado furtadas em propriedades rurais de Uberlândia, Uberaba e Fronteira, que eram levadas para frigoríficos clandestinos em São Paulo.
As investigações tiveram início após o furto de 57 novilhas em uma fazenda em Fronteira, em abril de 2024. Parte dos animais foi encontrada viva em um frigorífico em Guapiaçú, enquanto o restante já havia sido abatido. Os investigadores identificaram ainda outros crimes, incluindo o furto de 34 vacas em Uberlândia e uma tentativa de roubo em Uberaba, frustrada devido a um atolamento da carreta-boiadeira.
Durante a operação, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva em cidades de Minas Gerais e São Paulo. A ação contou com o apoio da Polícia Civil de São José do Rio Preto e da Delegacia de Crimes Rurais de Uberlândia. O Poder Judiciário da Comarca de Frutal determinou o sequestro de bens e valores de R$ 250 mil dos envolvidos, enquanto as investigações continuam para identificar outros membros da quadrilha.