A Polícia Civil do Piauí divulgou, nesta quarta-feira (16), a imagem de um homem suspeito de aplicar o chamado 'golpe da floricultura' em Teresina. De acordo com a delegada Amanda Bezerra, da 8ª Delegacia Seccional, o criminoso se apresenta como motoboy e utiliza máquinas de cartão para cobrar uma 'taxa de entrega' de uma falsa encomenda de flores. O golpe foi registrado entre os dias 20 de junho e 4 de julho, com pelo menos quatro mulheres sendo vítimas, uma delas tendo perdido R$ 900.
O suspeito, que não é brasileiro nato e possui sotaque estrangeiro, foi reconhecido por algumas vítimas. A Polícia Civil solicita que qualquer informação que possa ajudar na identificação e localização do homem seja repassada pelo Disque-Denúncia, no telefone 181. A delegada Bezerra enfatizou que o sigilo do denunciante é garantido e que é possível que haja mais vítimas que ainda não registraram boletins de ocorrência.
Para se proteger de golpes semelhantes, a delegada recomenda que as pessoas não forneçam seus cartões ou senhas e que sempre confirmem a veracidade das transações com a loja oficial. Ela alertou que, geralmente, a taxa de entrega é cobrada de quem envia as flores, e não de quem as recebe, destacando a importância de estar atento a possíveis fraudes.