A Polícia Civil de São Paulo anunciou nesta terça-feira, 8 de outubro, a prisão de 920 foragidos da Justiça em uma operação realizada em todo o Estado. Denominada Operação Rastreio, a ação cumpriu mais de 1,4 mil mandados de prisão e teve como objetivo retirar das ruas criminosos que devem à Justiça, conforme destacou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
Entre os detidos, há condenados por crimes patrimoniais e sexuais, com uma análise preliminar indicando que 48% dos capturados são reincidentes. O delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian, afirmou que esses indivíduos, envolvidos em delitos como roubos, tráfico de drogas e estupro, agora serão responsabilizados e cumprirão suas penas.
A operação mobilizou diversos setores da Polícia Civil, incluindo a Divisão de Capturas do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope). Esta ação é uma continuidade da primeira fase da Operação Rastreio, realizada em abril, que resultou na prisão de 675 pessoas procuradas pela Justiça, com o cumprimento de cerca de mil mandados judiciais.