Quatro pessoas foram detidas nesta sexta-feira (18) em Goiânia durante uma operação do Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) de Trindade, da Polícia Civil de Goiás. Os suspeitos são acusados de aplicar golpes em mais de 50 vítimas, incluindo idosos, utilizando um esquema de falsificação de identidade.
Segundo a polícia, os criminosos se passavam por familiares das vítimas, alegando que estavam detidos por porte ilegal de arma e solicitando quantias entre R$ 700 e R$ 1 mil para a 'liberação' do suposto parente. Os idosos, acreditando na história, realizavam depósitos via PIX, contribuindo involuntariamente para o esquema.
As investigações revelaram que, após o primeiro contato, os golpistas insistiam em pedir mais dinheiro, levando as vítimas a transferirem valores ainda maiores. Ao todo, foram identificadas 43 vítimas em Goiás e 10 em outros estados. Os envolvidos responderão por estelionato e associação criminosa, e a operação resultou na apreensão de três celulares e 17 chips telefônicos utilizados nos crimes.