A Polícia Científica de Santa Catarina (PCISC) anunciou os resultados positivos de seus programas institucionais no primeiro semestre de 2025, destacando a realização de 127 ações em 47 municípios, que beneficiaram diretamente 6.454 cidadãos. Desde a implementação de um fluxo único de trabalho em janeiro, a instituição tem se empenhado em promover a cidadania e a prevenção à violência.
As iniciativas incluem mutirões para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para grupos em situação de vulnerabilidade social, coleta de DNA de familiares de desaparecidos, além de palestras em escolas e participação em feiras. Segundo Patrícia Cardoso Monteiro, responsável pelos Programas Institucionais, a estruturação dos programas tem sido crucial para ampliar o alcance das ações sociais e melhorar a qualidade do serviço prestado à população.
Os seis programas da PCISC têm objetivos distintos, mas todos visam aproximar a ciência da cidadania. O PCI na Escola leva conhecimento sobre ciências forenses a estudantes, enquanto o PCI Comunica fortalece a comunicação da instituição com a sociedade. O PCI Capacita oferece treinamentos a servidores públicos, o PCI Cidadã realiza atendimentos para emissão da CIN, o PCI Protege combate a violência contra grupos vulneráveis e o PCI Conecta auxilia na localização de pessoas desaparecidas.