Na madrugada desta sexta-feira (11), dez motocicletas foram apreendidas em Parnamirim, na Grande Natal, durante a Operação Sossego, realizada pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE). A ação visa coibir a condução de motos equipadas com escapamentos que geram poluição sonora, considerada uma infração grave segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Conforme a legislação, a condução de motocicletas com escapes que provocam ruídos excessivos resulta em multa de R$ 195,23 e a adição de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor. As motocicletas apreendidas foram removidas para o depósito do Departamento de Trânsito (Detran).
Nos primeiros cinco meses de 2023, o CPRE registrou a apreensão de 415 motocicletas com escapamentos irregulares em Natal e Parnamirim. As infrações mais comuns incluem a falta de silenciadores e alterações nos sistemas de escape que geram ruídos excessivos, afetando a tranquilidade da população, especialmente em áreas residenciais.