No último sábado (26), a Polícia Militar Ambiental desarticulou uma rinha de galos em uma propriedade rural de Fernandópolis, São Paulo. Durante a operação, foram encontradas 131 aves e um javaporco em condições de maus-tratos. Os envolvidos na prática ilegal foram autuados em R$ 800 mil.
A ação policial começou quando a equipe chegou ao local e notou a fuga de várias pessoas. Após abordagem, dez indivíduos foram detidos. A vistoria revelou que os galos estavam confinados em gaiolas pequenas e alguns até no porta-malas de veículos. Os policiais separaram os animais que estavam participando da rinha, enquanto um javaporco foi sacrificado devido ao seu estado de saúde.
Uma médica veterinária foi chamada para avaliar as aves, constatando que 45 delas apresentavam ferimentos. Essas aves foram encaminhadas para um centro de reabilitação. Além das autuações, a operação resultou na apreensão de R$ 1.671 em dinheiro, cadernos com anotações sobre o evento e equipamentos utilizados na rinha, como seringas e esporas.