A Polícia Militar de São Paulo anunciou na quinta-feira (3) uma operação especial para reforçar a segurança em corredores, terminais e garagens de ônibus em todo o Estado. A medida foi tomada em resposta a uma onda de vandalismo que atingiu o transporte público desde o dia 12 de junho, com 235 ônibus atacados na capital paulista, segundo a SPTrans.
A operação contará com a mobilização de 7.800 policiais e 3.600 viaturas, incluindo efetivos da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e outras unidades da PM. As ações de segurança estão programadas para continuar até o dia 31 de julho, visando proteger os usuários e o patrimônio público.
As autoridades estão investigando a possibilidade de que os ataques estejam relacionados a desafios virtuais que circulam nas redes sociais, além de não descartarem a participação de organizações criminosas. Até a quarta-feira (2), foram contabilizados 180 ataques, com cerca de 60% das ocorrências na zona sul da capital, onde a maioria dos veículos teve os vidros quebrados por pedras. As investigações seguem em andamento para identificar os responsáveis e suas motivações.