Nesta segunda-feira (14), a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro apreendeu sete fuzis, duas pistolas e 11 granadas durante uma operação contra o crime organizado em comunidades da zona norte da capital e na Baixada Fluminense. A ação resultou na prisão de 14 indivíduos envolvidos com o tráfico de drogas. Desde o início de 2023, a PM já retirou 360 fuzis de circulação nas operações de combate à criminalidade.
A operação foi realizada em comunidades específicas, incluindo Serrinha, em Madureira; Primavera, em Cavalcante; Pedreira, em Costa Barros; e Vila Norma, em São João de Meriti. A ação foi coordenada pelo comando da Secretaria de Polícia Militar, com apoio das unidades operacionais e do Comando de Operações Especiais (COE), com base em informações da inteligência da corporação.
O secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, destacou a importância das operações, afirmando que "representam um esforço estratégico e diário para enfraquecer e combater organizações criminosas que promovem violência e ameaçam a rotina da população". Ele também ressaltou que a apreensão de fuzis é crucial para desarticular o poderio bélico dos criminosos que atuam nas comunidades.