O Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, uma iniciativa da vice-governadora Marilisa Boehm em colaboração com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, terá seu lançamento no dia 1º de agosto. O projeto visa traçar um perfil socioeconômico das mulheres catarinenses para fundamentar a criação de políticas públicas específicas, adaptadas às necessidades regionais.
Seis pesquisadoras, oriundas de Florianópolis, São José, Brusque e Santa Ângelo (RS), foram selecionadas para conduzir a pesquisa. O grupo é composto por duas profissionais com mestrado e quatro com doutorado, que atuarão durante um ano na coleta de dados demográficos e socioeconômicos sobre mulheres e meninas em Santa Catarina.
As informações a serem levantadas incluem faixa etária, raça, etnia, composição familiar, grau de escolaridade, renda e condições de trabalho. Além disso, o estudo também buscará identificar quantitativa e qualitativamente mulheres com deficiência e aquelas em situação de rua, entre outros aspectos relevantes para a formulação de políticas públicas eficazes.