O Partido Liberal (PL) respondeu nesta sexta-feira (11) à campanha do governo federal em defesa da soberania nacional, após o anúncio de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos. O partido, ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, atribuiu a responsabilidade pela medida ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmando que ele 'sentenciou o país ao caos na política e no mercado'.
A nova tarifação foi anunciada pelo ex-presidente Donald Trump na quarta-feira (9), que justificou a decisão alegando uma relação comercial 'injusta' entre Brasil e EUA, além do tratamento dado pela Justiça brasileira a Bolsonaro, que enfrenta acusações no Supremo Tribunal Federal (STF). Desde então, o governo e o PT têm utilizado as redes sociais para defender a soberania do país e criticar a postura de Trump.
Em resposta, Lula reafirmou a independência das instituições brasileiras e declarou que não aceitará ser 'tutelado por ninguém'. A tarifa, que entrará em vigor em 1º de agosto, afetará todos os setores e tipos de mercadorias, o que pode elevar os preços dos produtos brasileiros no mercado norte-americano e reduzir a competitividade dos exportadores do país.