A Prefeitura de Piracicaba, São Paulo, confirmou um aumento de 18,48% nas tarifas de água e esgoto, que entrará em vigor a partir de agosto. A resolução que oficializa o reajuste foi publicada no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira, 17 de agosto.
Além do aumento nas tarifas principais, os serviços adicionais do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), como aferição e troca de hidrômetro, reposição de camada asfáltica e religação de água, terão um reajuste de 5,48%. A revisão das tarifas foi solicitada pelo Semae e aprovada pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ).
A Ares-PCJ justificou a aprovação do aumento, afirmando que o pleito atendia a todas as exigências documentais e legais, além de cumprir os prazos estabelecidos pela agência. Essa medida ocorre em um contexto em que Piracicaba enfrenta uma queda em seu ranking de saneamento, o que pode impactar a percepção da população sobre a qualidade dos serviços prestados.