A Prefeitura de Piracicaba, no interior de São Paulo, anunciou a ampliação da oferta da vacina contra a febre amarela em cinco postos de saúde a partir da próxima segunda-feira, 14 de agosto. A medida foi tomada em resposta a confirmações de casos da doença em cidades vizinhas, como São Pedro e Itirapina, e visa aumentar a proteção da população local.
Os postos de saúde que oferecerão a vacina em horário estendido, das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira, são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Caxambu, Centro, Vila Rezende, Novo Horizonte e Parque Piracicaba. O vice-prefeito e secretário de Saúde, Sérgio Pacheco, destacou a importância da vacinação, especialmente no período sazonal de maior incidência de casos, que vai de dezembro a maio.
Além das unidades com horário estendido, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde de Atenção Básica do município, exceto na UBS Paulista, durante o horário regular. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e, se disponível, a caderneta de vacinação. A Prefeitura também planeja ações de busca ativa para vacinar a população da zona rural a partir de 26 de julho.
A febre amarela é uma doença infecciosa grave, transmitida por mosquitos, e pode ser fatal em sua forma severa. O Ministério da Saúde recomenda que todos se vacinem, especialmente aqueles que planejam viajar para áreas de risco, como zonas de mata e beira de rios, devendo se vacinar com pelo menos dez dias de antecedência da viagem para garantir proteção adequada.