Mais de 200 mil clientes da Neoenergia Elektro ficaram sem energia elétrica pelo menos uma vez em 2025 devido a incidentes com pipas, segundo dados da concessionária. Somente em Guarujá, no litoral de São Paulo, cerca de 6 mil moradores enfrentaram interrupções no fornecimento de energia no primeiro semestre deste ano, um aumento de 175% em relação ao ano anterior. Em Peruíbe, o número de ocorrências dobrou, passando de seis para 13 registros.
A empresa atribui o aumento das ocorrências às férias escolares de julho, quando as condições climáticas, como céu azul e tempo seco, favorecem a prática de empinar pipas. Os cabos de energia são frequentemente rompidos por linhas de pipas, resultando em desligamentos e riscos de curtos-circuitos. Além disso, a prática em áreas inadequadas pode levar a acidentes fatais por descarga elétrica.
A Neoenergia Elektro recomenda cuidados ao empinar pipas, como evitar locais próximos à rede elétrica e não tentar retirar pipas enroscadas nos fios. Em casos de acidentes, a orientação é não se aproximar do local e comunicar imediatamente a concessionária pelo número 0800-701-01-02, que está disponível 24 horas.