A cidade de Pilar, em Alagoas, tem ganhado destaque nacional pelo seu inovador modelo de ensino bilíngue na rede pública, implementado há dois anos com a metodologia Systemic Bilingual. Este programa, pioneiro no Brasil, foi desenvolvido por empresárias nordestinas e já atraiu a atenção da Fundação Getulio Vargas (FGV), que estuda a viabilidade de sua replicação em outras regiões do país, incluindo grandes centros urbanos como Rio de Janeiro e São Paulo.
A pesquisa, coordenada pela professora Gabriela Lotta da FGV, visa compreender como a experiência de Pilar pode ser adaptada a diferentes contextos. "Estamos analisando a implementação do modelo bilíngue em um município pequeno, o que já é uma inovação significativa. Nosso objetivo é entender como essa experiência pode ser aplicada em outras cidades e gerar resultados positivos", afirmou Lotta.
O estudo, que inclui análise documental e entrevistas com profissionais de políticas públicas, parte de evidências sobre os benefícios do ensino bilíngue no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. A metodologia Systemic Bilingual oferece 15 horas semanais de aulas, divididas entre português e inglês, promovendo um aprendizado integrado.
A experiência em Pilar tem atraído gestores de 25 municípios brasileiros, que visitaram a cidade para conhecer o modelo. Durante as visitas, alunos apresentaram as instalações da escola em inglês e compartilharam suas experiências. Os resultados da pesquisa da FGV devem ser divulgados até o final do segundo semestre de 2025.