A Polícia Federal (PF) iniciou, nesta quinta-feira (17), a quinta fase da Operação Overclean, que investiga desvios de emendas parlamentares em Campo Formoso, na Bahia. Os alvos da operação incluem familiares do deputado federal Elmar Nascimento (União-BA), que não é investigado, mas teve 18 mandados de busca e apreensão cumpridos contra pessoas próximas a ele. O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio de R$ 85,7 milhões dos envolvidos.
Entre os investigados estão Elmo Nascimento, irmão do deputado, e Francisco Nascimento, primo e ex-vereador de Campo Formoso. Francisco já havia sido mencionado em fases anteriores da operação, quando tentou destruir provas ao jogar dinheiro pela janela. Nesta fase, ele é acusado de intermediar contratos fraudulentos com a prefeitura local.
Outro nome relevante é o empresário Alex Parente, que já havia sido preso na primeira fase da operação e teve seus bens bloqueados, sendo suspeito de favorecimento em contratos na cidade. Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo”, também teve bens bloqueados, embora não tenha sido alvo de novas buscas, permanecendo sob investigação. Além disso, um ex-presidente da Codevasf foi alvo de mandado de busca, mesmo já tendo sido exonerado do cargo.
A Operação Overclean investiga um esquema de desvio de emendas parlamentares através de contratos superfaturados e fraudes em licitações, com foco em Campo Formoso, uma cidade marcada por contratos suspeitos e conexões com figuras políticas locais.