A Petrobras e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro firmaram, nesta segunda-feira (14), um novo contrato de patrocínio no valor de R$ 30 milhões, por meio da Lei Rouanet, para a realização de atividades culturais ao longo de 24 meses. O novo acordo representa um aumento de R$ 10 milhões em relação ao contrato anterior, abrangendo as temporadas de 2024 até junho de 2025.
Durante a assinatura, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, destacou a importância do apoio à cultura, afirmando que a estatal se compromete a continuar investindo na arte brasileira. "Essa é uma joia da cultura e da arte do Brasil", afirmou, ressaltando o acesso à arte para um público mais amplo, além da elite.
O novo patrocínio garantirá mais de 200 apresentações, incluindo balés, óperas e concertos sinfônicos, além de atividades educativas e manutenções no Theatro Municipal, que foi inaugurado em 1909. Luís Fernando Nery, gerente executivo de Comunicação da Petrobras, enfatizou que a renovação do contrato é um reflexo do fortalecimento da relação entre a estatal e a instituição, após um período de redução de investimentos na cultura entre 2016 e 2022.
A parceria entre a Petrobras e o Theatro Municipal teve início em 2008, com uma grande reforma no prédio. Em 2022, a estatal já havia investido R$ 3 milhões em patrocínios para o equipamento cultural. Clara Paulino, presidente da Fundação Theatro Municipal, destacou que o apoio da Petrobras é fundamental para a programação fixa de ópera e para a preservação do patrimônio cultural brasileiro.