A Petrobras (PETR4; PETR3) anunciou um crescimento de 7,6% na produção de petróleo no Brasil entre abril e junho de 2023, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A companhia, que divulgou os dados nesta terça-feira, atribui o aumento ao avanço operacional de novas plataformas, apesar de interrupções programadas e declínios em campos maduros.
No segundo trimestre, a produção média foi de 2,32 milhões de barris por dia (bpd), superando os 2,16 milhões de bpd registrados nos mesmos meses de 2022. Em relação ao primeiro trimestre de 2023, a produção também apresentou um crescimento de 4,8%. Sylvia Anjos, diretora de Exploração e Produção, destacou que o FPSO Duque de Caxias (Mero 3) atingiu o pico de 180 mil bpd e que o FPSO Alexandre de Gusmão (Mero 4) entrou em operação, além do progresso no FPSO Almirante Tamandaré, no campo de Búzios.
As exportações de petróleo da Petrobras totalizaram 690 mil bpd no segundo trimestre, representando um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado e um crescimento de 25,2% em comparação ao primeiro trimestre. Considerando a produção total de óleo e gás natural, a média diária foi de 2,91 milhões de barris de óleo equivalente (boed), um aumento de 7,8% em relação ao segundo trimestre de 2022 e de 5% em relação ao trimestre anterior.
A produção total da Petrobras, como operadora, alcançou 4,19 milhões de boed no segundo trimestre, um crescimento de 12,1% em relação ao ano anterior e de 5,3% em comparação ao primeiro trimestre de 2023, considerando o volume produzido nos campos operados pela empresa e as participações em ativos de parceiros.