A Petrobras anunciou que está reavaliando sua operação no Polo Bahia, que compreende 28 blocos em terra e produz cerca de 9 mil barris de petróleo por dia, ou 12 mil barris de óleo equivalente, incluindo gás natural. A decisão ocorre após a suspensão do processo de venda do ativo, que havia sido iniciado durante o governo de Jair Bolsonaro, em setembro de 2023.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, destacou que a possibilidade de venda do Polo Bahia foi reexaminada devido à recente queda nos preços do barril de petróleo. "Quando o óleo está a US$ 100 o barril, faz sentido produzir em terra; não a US$ 65", afirmou Magda, após participar do Fórum Estratégico da Indústria Naval Brasil-China. Ela mencionou que a empresa está considerando se manterá o ativo, se irá terceirizar a operação ou se realizará a venda.
Apesar da reavaliação do Polo Bahia, a executiva enfatizou que o campo de Urucu, localizado na Amazônia, não está sendo considerado neste momento. "O óleo de Urucu é o melhor óleo do Brasil, vamos focar na Bahia antes de olhar para Urucu", concluiu Magda Chambriard.