A Petrobras, estatal brasileira de petróleo, anunciou que pode redirecionar suas exportações de petróleo dos Estados Unidos para mercados na Ásia e na Ásia-Pacífico. A informação foi divulgada pela presidente-executiva da empresa, Magda Chambriard, em entrevista à Reuters nesta quinta-feira, 17 de agosto. A mudança ocorre em resposta às tarifas de 50% impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros.
Chambriard destacou que as exportações para os EUA representam apenas 4% do total de embarques da Petrobras, o que torna o mercado norte-americano não essencial para a companhia. Em 2025, o Brasil forneceu menos de 3% do petróleo consumido pelos EUA, segundo a consultoria StoneX, indicando que uma interrupção nas exportações brasileiras não causaria um grande impacto no mercado americano.
As novas tarifas, que entrarão em vigor em 1º de agosto, geram incertezas sobre o impacto no setor de petróleo, que anteriormente estava isento de tarifas de 10%. No primeiro trimestre deste ano, as exportações de derivados de petróleo da Petrobras para os EUA representaram 37% de um total de 209 mil barris por dia, mas analistas afirmam que esse volume pode ser facilmente redirecionado para outros países.