A engenheira Angélica Garcia Cobas Laureano, de 45 anos, foi nomeada como nova diretora executiva de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras. A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração da estatal na última sexta-feira, 11 de julho. Com essa nomeação, a diretoria da companhia passa a contar com cinco mulheres, incluindo a presidente Magda Chambriard, marcando um feito histórico ao ter mais mulheres do que homens em sua alta administração.
A nova composição da diretoria executiva reflete o compromisso da Petrobras com a diversidade e a equidade de gênero, conforme declarado pela empresa. Um estudo recente da B3 revelou que apenas 6% das 359 companhias listadas na bolsa brasileira possuem três ou mais mulheres em suas diretorias, evidenciando a importância da iniciativa da Petrobras em promover a inclusão feminina em um setor predominantemente masculino.
Angélica Laureano, que já ocupou cargos importantes na Petrobras, incluindo a presidência da Gaspetro, terá um mandato até 13 de abril de 2027. A nova diretoria de Transição Energética e Sustentabilidade, criada em abril de 2023, visa concentrar as ações da empresa voltadas para a descarbonização e energias renováveis. Laureano destacou o compromisso da Petrobras em zerar suas emissões operacionais até 2050, reafirmando a liderança da companhia na transição energética.