A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (14) que o navio-plataforma P-78 partiu de Singapura em direção ao campo de petróleo de Búzios, na Bacia de Campos, litoral do Sudeste brasileiro. A P-78, que será a sétima plataforma a operar na região do pré-sal, tem previsão de chegada ao Brasil na segunda quinzena de setembro e início das operações em dezembro.
Com capacidade de produção de 180 mil barris de óleo e compressão de 7,2 milhões de metros cúbicos de gás diários, a P-78 foi construída no estaleiro Benoi da empresa Seatrium. A Petrobras adotou a prática de embarcar uma tripulação brasileira, algo que não ocorria desde 1999, para acelerar os procedimentos de comissionamento e treinamento da equipe durante a viagem.
A entrada em operação da P-78 deve aumentar em 18% a capacidade de produção instalada no campo de Búzios, elevando-a para aproximadamente 1,15 milhão de barris diários. O pré-sal, descoberto em 2006, representa cerca de 80% da produção total de petróleo e gás do Brasil, contribuindo para a soberania energética do país e reduzindo a dependência de importações.